A Ilha de Guriri localizada no estado do Espírito Santo fica situada na cidade de São Mateus.
Guriri é uma ilha com uma praia de quase 20 quilômetros, ligando-se a Praia de Barra Nova. Possui águas agitadas e mornas formando piscinas naturais na maré baixa. Urbanizada e bastante freqüentada.
Durante o verão o Guriri recebe milhares de veranistas de várias cidades do Estado e de outros estados principalmente Minas Gerais, o que classifica a Ilha de Guriri como um dos lugares mais procurados do Espírito Santo.

O nome Guriri veio em decorrência de milhares de pés de coquinhos de Guriri encontrada em toda a extensão a ilha. A palavra "Guriri" significa coco pequeno.
Guriri é uma ilha muito procurada por turistas mineiros e do norte do estado capixaba. O litoral mateense mede aproximadamente 43 quilômetros de extensão, sendo Guriri a praia mais conhecida.

No princípio, Guriri constituía-se em ilha apenas nas marés altas, quando o mar conseguia transpor o cordão rochoso existente na foz do Mariricu, onde hoje se situa a praia de Barra Nova. Com a abertura da nova barra, com a intenção de drenar as regiões pantanosas da Suruaca para criar-se gado, ficou criada a ilha de Guriri, a maior do Estado do Espírito Santo, limitada pelos rios Mariricu e São Mateus e pelo Oceano Atlântico, com 102 quilômetros quadrados.
A parte norte da ilha de Guriri pertence ao município de Conceição da Barra. Nela estão localizados os pequenos lugarejos de Meleiras, Quadrado e Barreiras, locais antes habitados por índios tupinambás. Estes lugarejos estão localizados às margens do São Mateus e contam com serviços de bar e restaurantes, onde são servidas as moquecas e frutos do mar.

A parte sul pertence a o município de São Mateus. Nela encontram uma grande área urbana, denominada Guriri, com uma extensão de aproximadamente 8 km de praia, iniciando ao norte na divisa com o município de Conceição da Barra e terminando ao sul, após o loteamento Parque dos Albatrozes.
Seguindo em direção ao sul encontramos as praias denominadas como praia do Oitizeiro, praia do Brejo Velho, praia da Aldeia do Coco, praia do Ranchinho, a praia da Gameleira e a do Caramujo. Todas agrestes e com área de restinga. A última na praia de Guriri é a praia de Barra Nova.

O Verão de Guriri é um dos mais animados do estado. No verão, a paz e tranqüilidade, típicos do lugar, são quebrados, quando os trios elétricos tomam conta das ruas do centro do bairro num carnaval que, praticamente, só acaba na Quarta-feira de cinzas, quando tudo fica calmo outra vez. São praticamente dois meses de folia, por sorte, para quem quer descansar, restrita ao centro do bairro. À noite, aos finais de semana no verão dança-se na rua com os trios elétricos e nos bares com música ao vivo ao ritmo do axé e do pagode; são os pontos de encontro e da paquera que se mantém abertos até o amanhecer; no restante do ano, somente os trios elétricos não são presentes e alguns bares fecham as portas.
 
 

links 

www.facebook.com/lebarondapraia ou https://youtu.be/lPVNqq6Kjpk

  Site Map